READING

Já imaginou se o fim de semana tivesse três dias?...

Já imaginou se o fim de semana tivesse três dias?

fim-de-semana-de-3-dias

Inúmeras pesquisas hoje pelo mundo, realizadas por especialistas em vários campos de estudo, estão demonstrando as vantagens de se alterar a relação trabalho-descanso vigente. Um dia a menos no escritório resultaria em vários benefícios na vida pessoal, social e econômica da população ativa. Diminuição de doenças, mais tempo com familiares, menores gastos com energia e menor dissipação de CO2 para a atmosfera são alguns dos pontos a favor incluídos nessa mudança.

Os economistas norte-americanos David Rosnick e Mark Weisbrot constataram que se nos EUA as jornadas de trabalho seguissem os padrões europeus, seria possível reduzir o uso de energia em 20%. Se o mesmo fosse aplicado no Brasil, os resultados seriam ainda maiores, já que a jornada de trabalho norte-americana é de 40 horas semanais, enquanto no Brasil ela chega a 48 horas, podendo ser acrescentadas horas extras. Na Europa, a média gira de 35 a 38 horas/semana.

Já o segundo o sociólogo Alex Williams, da Universidade de Londres, um experimento feito na Suécia reduziu a incidência de doenças e até aumentou a produtividade dos funcionários. Segundo ele, a carga horária menor impede que trabalhadores passem horas ociosas dentro de escritórios, deixando os processos mais eficientes, em uma situação em que todos ganham.

Saiba mais aqui.

Pela Redação do Grato Por Tudo com informações do Ciclo Vivo.

#gratidão #gratoportudo

Comentários

comments


INSTAGRAM
@gratoportudo