A Importância da Empatia no dia-a-dia

Empatia

Empatia significa a capacidade psicológica para sentirmos o que sentiria um outro ser vivo caso estivéssemos em sua pele.

A empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro ser vivo.

Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar.

Atualmente é mais importante do que nunca considerar o sentimento dos que nos cercam. Sair da própria bolha e adotar novos olhares sobre o mundo e as circunstâncias é crucial para nosso desenvolvimento pessoal.

Tentar entender e compreender as experiências do próximo é o ponto. Não estamos falando dos reflexos subconscientes do nosso cérebro – estremecer ao vermos alguém machucado – e sim de ativamente nos preocuparmos com os sentimentos do outro.

A empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é maioritariamente uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outrem e agradá-lo, ser uma pessoa empática faz brotar uma vontade de compreender e conhecer o semelhante.

Pela Redação do Grato Por Tudo. Foto 500px.

#gratidão #gratoportudo

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@gratoportudo