READING

Espanha se livra das suas ruas com nomes de fascis...

Espanha se livra das suas ruas com nomes de fascistas e homenageia as mulheres

Devido a um mapa político em constante mudança, a Espanha deixará de abrigar a Rua General Franco – em vez disso, várias cidades da nação espanhola vão renomear suas ruas e estradas com nomes fascistas para homenagear as mulheres.

Atualmente, apenas cerca de 5% das ruas da nação possuem nomes de mulheres, a maioria das quais são figuras religiosas e santas. O desequilíbrio de gênero não é só na Espanha – uma pesquisa do governo de 7 grandes cidades do mundo descobriu que apenas 27,5% das ruas carregam o nome de mulheres.

Desde que o governo de Franco terminou ha quase 40 anos atrás, o governo espanhol prometeu reedificar todos os espaços públicos que carregassem tal herança autocrática. O problema está sendo abordado.

Várias cidades como Bilbao, Oviedo e Càdiz planejam corrigir renomeando 80% de suas ruas com ativistas de direitos civis, físicos, artistas, romancistas, jornalistas famosos e revolucionários durante o regime de Franco. Algumas estradas honrarão mulheres internacionais de talento e inspiração, como Frida Kahlo, Rosa Parks e Jane Austen.

Fonte: http://www.goodnewsnetwork.org

Comentários

comments


INSTAGRAM
@gratoportudo