READING

Dalai Lama fala como alcançar a felicidade plena

Dalai Lama fala como alcançar a felicidade plena

Dalai Lama ensina como podemos alcançar a felicidade plena na nossa vida

Seguem as palavras de Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, sobre a felicidade plena.

“Para começar é possível dividir todo tipo de felicidade e sofrimento em duas categorias principais: mental e física. Das duas, é a primeira que exerce a influência mais forte na maioria de nós. Até que estejamos gravemente doentes ou privados das necessidades básicas, nossas condições físicas estão em segundo plano nesse assunto. Se o corpo está satisfeito, nós o ignoramos. A mente, pelo contrário, registra tudo, não importa quão pequeno seja. Portanto precisamos direcionar nossos maiores esforços para trazer paz ao cenário mental.

Partindo das minhas limitadas experiências percebi que o maior grau de tranquilidade interior só chega com o desenvolvimento do amor e da compaixão.

Quanto mais nos importamos com a felicidade dos outros, mais nosso senso de bem-estar aumenta. Cultivando um sentimento de proximidade com o próximo nós instantaneamente colocamos a mente num estado relaxado. Isso ajuda a remover quaisquer medos ou inseguranças que possam estar nos açoitando, e nos dá forças para atravessar os obstáculos da existência.

Enquanto estivermos neste mundo poderemos encontrar problemas. Quando acontecer devemos nos lembrar que o sofrimento atinge a todos, e não somente a nós. Essa perspectiva realista aumenta nossa determinação e capacidade de resolver situações difíceis. Além disso, com essa atitude, cada novo obstáculo encontrado passa a ser visto como uma valiosa oportunidade de fortalecer nossa mente.

Quanto mais compassivos formos, desenvolvendo genuína simpatia pelo sofrimento alheio e sincera vontade de ajudar, há um aumento significativo na nossa serenidade e força interior.”

Pela Redação do Grato Por Tudo, com informações do site do Dalai Lama. Foto 500px.

#gratidão #gratoportudo

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@gratoportudo