READING

Como nossa felicidade consegue melhorar a sociedad...

Como nossa felicidade consegue melhorar a sociedade, por Dalai Lama

Dalai Lama explica como o poder contido na nossa felicidade consegue impulsionar a sociedade

“Como conclusão de muitas coisas que já falei, quero francamente expor meus pensamentos acerca da felicidade atuando na sociedade humana:

a energia positiva da felicidade de um indivíduo pode contribuir de forma profunda e efetiva para o crescimento e evolução de toda a comunidade de seres humanos.

Pelo fato de todos nós compartilharmos uma necessidade idêntica por Amor, é hoje possível sentir que qualquer pessoa que viermos a conhecer, sob quaisquer circunstâncias, é um irmão ou irmã. Não importa quão nova seja sua face ou quão diferentes sejam suas roupas ou comportamentos, não há divisão significante entre o eu e o outro.

É tolice se prender a diferenças externas pois nossa natureza básica é idêntica.

Em última instância, a humanidade é uma só e este pequeno planeta é nosso único lar. Se desejamos realmente proteger nossa casa, cada um de nós necessita desenvolver um vivo senso de altruísmo universal. É somente esse sentimento que pode remover as motivações egoístas que causam sofrimento e exploração às pessoas.

Se todos tivermos um coração aberto e sincero, naturalmente a confiança e auto-estima aparecem, e não há necessidade de sentirmos medo dos outros.

Acredito que em todo nível de sociedade – familiar, tribal, nacional e internacional – a chave para um mundo mais feliz e frutífero é o desenvolvimento da compaixão.

Não é necessário que nos tornemos fanáticos religiosos ou acreditar em uma ideologia específica. Tudo que precisamos é desenvolver nossas virtudes humanas.

Pessoalmente tento tratar qualquer um que conheça como amizade antiga. Isso me da um sentimento genuíno de felicidade. Assim se resume a prática da compaixão.”


Pela Redação do Grato Por Tudo, traduzido do site do 14º Dalai Lama. Foto 500px.

#gratidão #gratoportudo

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@gratoportudo