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7 técnicas para relaxamento em um minuto

7 técnicas para relaxamento em um minuto

Hoje compartilhamos 7 técnicas que vão te ajudar a entrar em relaxamento em menos de um minuto, ideais para qualquer situação de estresse.

Algumas técnicas de relaxamento já são utilizadas há muitos milênios. Sua origem é inexata, e bebendo de várias fontes ao longo dos anos, estão vivas e atuais nos dias de hoje. Quanto maior for nosso nível de autoconhecimento mais rápido começamos a perceber o estresse e a ansiedade se instalando, aí poderemos agir de forma mais eficaz.

1- Faça contagem regressiva olhando para cima

Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. É preciso se concentrar em algo para relaxar.Fazer contagem regressiva, a partir do 60, bem devagar, vai ajudar.

Além disso, olhar para cima estimula sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento. Tudo que fizermos para diminuir os batimentos cardíacos ajudará a controlar a ansiedade.

2- Anote as preocupações em um caderno

Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão ‘guardadas’ e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade.

Algumas vezes muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Anotar as preocupações em um caderno também ajuda a acabar com insônia.

3- Controle a respiração por um minuto

Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. O coração é cheio de terminações nervosas e por isso reage muito facilmente a estímulos cerebrais, que ficam mais intensos em situações de ansiedade e estresse.

Algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade. Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo algumas vezes. Para finalizar leve sua atenção para a região do coração.

4- Relaxamento dos músculos

Outra manifestação física da ansiedade é a contração involuntária dos músculos, que causam tensão e muito desconforto. Os músculos que mais sofrem com o estresse são os do pescoço, costas e pernas. A ansiedade, por mais que seja psicológica, se manifesta fisicamente. É comum cruzar as pernas e deixar os músculos das costas e do pescoço enrijecidos.

Para desfazer os nós dessas regiões, é importante fazer pequenas seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, realizados lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.

5 – Leitura leve

O hábito da leitura leve, como a de um gibi, é uma boa saída para relaxar em momentos de tensão. Outras leituras mais complexas e longas podem causar muita distração, o que, após alguns minutos, faz a ansiedade e o estresse voltarem ainda mais intensos.

6 – Carregue o lanche certo

Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoraram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade.

7 – Bolinha de tênis

Caso esteja em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área.

 

Pela Redação do Grato Por Tudo, com informações do Minha Vida. Foto 500px.

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