READING

7 livros para se conhecer e se relacionar melhor c...

7 livros para se conhecer e se relacionar melhor com o mundo

7-livros-para-o-autoconhecimento

O autoconhecimento nos torna mais seguros, confiantes e nos dá a possibilidade de viver de maneira mais leve

A partir do momento que melhoramos a nossa saúde mental, trazemos mais bem-estar para a nossa rotina. Além da terapia psicológica, há um conjunto de atividades que nos permitem nos conhecer melhor: atividades físicas, convívio familiar e boas leituras são ótimas maneiras de percorrer essa jornada pelo autoconhecimento.

Na lista abaixo você encontra dicas de livros escolhidos por especialistas na área para quem quer se tornar o melhor amigo de si mesmo e degustar cada fase da vida. Seguindo o link você consegue saber mais sobre cada obra.

Ciranda das mulheres sábias, de Clarissa Pinkola Estés

Nesse livro, a psicanalista e poeta Clarrissa Pinkola Estés trata da maturidade feminina em uma homenagem às mulheres que acumulam sabedoria ao longo de suas existências. Com uma linguagem metafórica, a autora usa o arquétipo da mulher sábia e se debruça sobre a representação das avós. “O livro aborda a sabedoria da mulher com o passar dos anos e mostra como a mulher pode atingir a maturidade”, diz Ana Paula Marinho, psicóloga.

A morte é um dia que vale a pena viver, de Ana Claudia Quintana Arantes

O livro apresenta uma reflexão sobre a atualidade e aborda a sensação comum de que muitas vezes a vida parece escorrer por entre os dedos. “Médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia, a autora é uma das maiores referências sobre cuidados paliativos no Brasil. O livro nos faz repensar a nossa existência e nos incentiva a cultivar relações positivas e hábitos saudáveis sem deixar de fazer o que temos vontade” – diz Anna Luisa Brant Frimm, psicóloga.

Mentes com medo – da compreensão à superação, de Ana Beatriz Barbosa Silva

A autora, médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria, descreve de maneira clara e objetiva a síndrome do pânico, além de outros transtornos relacionados ao medo. Quem indica é Anna Luisa Brant Frimm, psicóloga.

A equação do casamento, de Luiz Hanns

O livro trata das expectativas em relação ao casamento moderno e os ideais de felicidade que a sociedade se acostumou a cultuar. O autor propõe uma reflexão sobre o casamento do leitor e o convida a pensar sobre o que pode ou não ser mudado nele. “O livro aborda os ajustes de desejos que cada um tem de fazer consigo e também com seu companheiro”, diz Anna Luiza Brant Frimm, psicóloga.

Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

O livro examina questões polêmicas a partir de uma jornada pela mente humana e busca mostrar que o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional do ser humano. A indicação é da psicóloga Simone Cortez.

A maternidade e o encontro com a própria sombra, de Tereza Giordan

O livro ajuda os leitores a lidar com a ansiedade e aborda assuntos como os tipos de fobias, síndrome do pânico e fobia social.

A maternidade e o encontro com a própria sombra, de Laura Gutman

A autora e psicoterapeuta analisa a psique feminina e propõe uma reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. “O livro traz de maneira delicada e acolhedora o quanto a maternidade nos coloca em contato com questões que estão reprimidas em nosso inconsciente e a oportunidade riquíssima que esse momento traz de autoconhecimento”, diz Fernanda Costa, psicóloga.

Pela Redação do Grato Por Tudo, com informações do Zenklub. Foto 500px.

#gratidão #gratoportudo

 

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@gratoportudo